sexta-feira, maio 27, 2005

Menos governo, mais postos de trabalho

Porto Alegre, 02 e 03 de maio de 2005, Salão de Eventos da PUCRS,
XVIII Fórum da Liberdade, Promoção IEE

Se depender dos palestrantes, nos muitos painéis do XVIII Fórum da Liberdade, dias 02 e 03 de maio na PUCRS, o futuro do trabalho, tema da edição deste ano, passa, inevitavelmente, pela redução do governo e de sindicatos, nas relações entre contratantes e contratados. E, além disso, dependerá, inevitavelmente, da realização pessoal de quem trabalha, um fator crucial, pois, sem uma equipe satisfeita com suas tarefas, as empresas perderão competitividade no mercado.

O fórum teve presenças de políticos, empresários, pesquisadores universitários e de um público de cerca de 3.100 pessoas, em cada um dos dois dias de fórum. Aquilatou o evento, também, a fala do embaixador dos EUA, no Brasil, John Danilovich, em rápida e eficiente apresentação, bem ao estilo dos irmãos do Norte.

O presidente do IEE, Lars Knorr, no discurso de abertura, apontou que o futuro do trabalho passa por “reformas estruturais”, as quais a sociedade delegou ao governo “democraticamente”. Mas o governo, cujo compromisso é “oportunizar condições que favoreçam o desenvolvimento individual”, não está proporcionando as alterações que a sociedade necessita. “E, quando aprovadas, raramente oportunizam a todos o benefício”, acrescentou Knorr. Sobre o trabalho, lembrou que, no Brasil, ele é o campeão em impostos, pois “incidem tributos a-busivos que chegam a representar, em alguns casos, mais de 150% so-bre o valor líquido recebido