domingo, maio 07, 2006

Gailbraith, sim. Revel, não!

O farto espaço concedido pelo diário Zero Hora de Porto Alegre, o principal jornal do estado do Rio Grande do Sul, à morte de John Kenneth Gaibraith, um economista coletivista, intervencionista (sendo o intervencionismo irmão do nacional-socialismo), contrasta radicalmente com o silêncio do mesmo veículo à morte, a 30 de abril, do francês Jean-François Revel, um pensador não coletivista. Mostra que a editoria de Economia é conduzida por pessoas que marcam cartas e, pior, ignoram o noticiário, pelo qual deveriam zelar.

Zero Hora publicou com destaque a notícia da morte de Gailbraith. Tinha tempo para publicar a de Revel. Se não no mesmo dia, no seguinte; e com o mesmo destaque. Não no fez.

A notícia da morte de ambos foi "dada" (como se diz em jornalismo) pelas agências de notícias que ZH assina (AP, France Press, Estado), mas, mesmo assim, loas a um coletivista e silêncio, sobre um individualista. Êta jornal. E é o melhor de Porto Alegre.

Falecimento do filósofo e jornalista francês Jean-François Revel
É com pesar que comunicamos o falecimento, no dia 30 de abril de 2006, do estimado Jean-François Revel, autor de livros como por exemplo, "Ni Marx ni Jésus", "La Tentation totalitaire", "Comment les démocraties finissent", "La Connaissance inutile", "L’Œil et la Connaissance", "La Grande Parade. Essai sur la survie de l’utopie socialiste" e "L’Obsession anti-américaine. Son fonctionnement, ses causes, ses inconséquences".

Ele faleceu aos 82 anos de idade, de problemas cardíacos. Nascido em 1924, em Marseilles, Revel foi um político conservador francês e membro da Academia Francesa desde Junho de 1998.

Foi um dos raros pensadores contemporâneos que se dedicou a expor e a alertar a opinião pública dos riscos do coletivismo socialista, bem como do cinismo dos seus defensores.
Fonte: Homepage Jean-François Revel - http://chezrevel.net/

Morre o escritor e jornalista francês Jean-François Revel
Publicado no jornal Estado de São Paulo em 30/04/2006

Conhecido pelo inconformismo e por se definir como intelectual de direita, o acadêmico deixa uma obra de cerca de trinta livros

PARIS - O escritor e jornalista francês Jean-François Revel, membro da Academia Francesa desde 1997, morreu na noite de sábado em conseqüência de um problema cardíaco no hospital Kremlin Bicetre, nos arredores de Paris.

Revel, de 82 anos e casado pela segunda vez com a também escritora Claude Sarraute, tinha sido hospitalizado há duas semanas, disseram neste domingo fontes de sua família.

Conhecido pelo inconformismo e por se definir como intelectual de direita, o acadêmico deixa uma obra de cerca de trinta livros, que começou com um ensaio anunciando que a filosofia tinha morrido (Pourquoi des Philosophes) em 1957, o mesmo ano em que começou sua carreira jornalística.

Nessa faceta profissional, trabalhou desde meados dos anos 60 como editorialista do semanário L´Express, de onde foi diretor de 1978 a 1981.

Depois, começou a colaborar até muito recentemente em outro dos principais semanários franceses de informação geral, o Le Point, assim como em redes de rádio como Europe 1 e RTL.
Nascido em Marselha em 1924, Jean-François Ricard - seu nome verdadeiro - fez seus estudos secundários em Lyon, e em 1943 entrou na elitista Escola Normal Superior, onde se especializou em Filosofia.

Outro livro que ilustra sua personalidade é O Monge e o Filósofo - O Budismo Hoje, que Revel escreveu na condição de ateu em um diálogo com o filho Mathieu Ricard, budista declarado. No Brasil, suas obras publicadas são, além da citada acima, A Obsessão Antiamericana e A Grande Parada.

O pensador Revel em Paris: direitista polêmico
Jean-François Revel, filósofo francês
Alexis Duclos/AP

Um problema cardíaco matou na madrugada de ontem o escritor e jornalistafrancês Jean-François Revel, de 82 anos. Filósofo polêmico, conservador e simpático aos Estados Unidos, Revel também foi definido como um inconformista e intelectual de direita. Autor de mais 30 livros, o acadêmico começou a carreira em 1957, com um ensaio que anunciava a morte da filosofia, Pourquoi des philosophes? (em uma tradução livre, Por que filósofos?). Casado pela segunda vez com a também escritoraClaude Sarraute, Jean-François Revel estava internado havia duas semanas no hospital Kremlin Bicetre, nos arredores de Paris. Como jornalista, foi editor da revista L’Express, de 1978 a 1981, ecolaborador do semanário de informação geral Le Point, além de rádios como Europe 1 e RTL. Nascido em Marselha, em 1924, seu verdadeiro nome era Jean-François Ricard. Adotou o sobrenome Revel no início da carreira, por achar que soaria melhor e seria mais respeitado. Concluiu o ensino fundamental em Lyon, e em 1943 entrou na elitista EscolaNacional Superior, onde se especializou em filosofia. Uma das obras que melhor expressam sua personalidade foi escrita em parceria com Mathieu Ricard, doutor em biologia e ex-integrante do Instituto Pasteur, o mesmo do Prêmio Nobel deFisiologia e Medicina François Jacob. Mathieu abandonou a brilhante carreira de pesquisador para se dedicar ao budismo, como monge tibetano. A quatro mãos, ele e Revel escreveram O monge e o filósofo — obudismo hoje, publicado em 1997. Em um debate árduo, o agnóstico Revel procura entender e explicar os segredos da filosofia oriental. O debatetorna-se mais singular ao se verificar que o monge-cientista é filho do pensador. Uma das últimas obras de Revel foi publicada em 2002, e se chama A obsessão anti-Estados Unidos. No livro, o filósofo destrincha o fascínio e ao mesmo tempo o ódio dirigido ao país.

1 Comments:

Blogger Gabriela D'Andrea said...

Sou estudante de Ciências Sociais e preciso fazer um trabalho para a disciplina de introdução à antropologia. como moradora do bairro Menino Deus e leitora assídua do jornal gostaria de consultá-lo sobre a possibilidade de fazer uma entrevista, pois gostaria de tratr sobre a identidade dos moradores do Meino deus e acredito que esta Folha tem um papel representativo desta identidade.
Se puder entrar em contato pelo e-mail:
gabriela_dandrea@pop.com.br eu lhe seria muito grata.

2:37 AM  

Postar um comentário

<< Home