terça-feira, abril 04, 2006

Veneno na Câmara - Março de 2006

O que pode a CPI da biometria?
Os vereadores investigam o que é considerado excesso de licenças médicas em secretarias e órgãos do Município. Foram 2.060 licenças ao longo de todo 2005. Segundo a relatora da CPI, Neuza Canabarro (PDT), somente a secretaria municipal da Educação registrou 789 licenças mé-dicas em junho e 770 em agosto, sem contar as licenças para gestantes e para tratar de familiares. As 770 de junho e as 789 licenças médicas em agosto chamam a atenção, pois o Município tem 3.850 professores. Logo, grosseiramente, um quinto deles entrou em licença médica um pouco antes e logo depois do período das férias de Inverno.
Malandragem existe, sim
Em contato com Deise Cunha, setor de Desenvolvimento de Pessoas da Smed, ela informa que é preciso ter cuidado com as conclusões a partir dos números, mas admitiu casos de professores em licença médica, há 180 dias, e que, ao chegar o Verão, solicitam férias (1/3 a mais de remuneração incluído). Ouvem, que, ou estão sob tratamento ou saudáveis para as férias. Muitos desses já retornaram.
Não pode generalizar
Deise lembra de um vereador dizer dos professores que "são todos vigaristas". Há abusos, sim, mas a generalização é grosseira.
Falta comunicação
O redator descobriu, ao tangenciar o tema das licenças médicas, que a Smed não tem acesso direto aos dados, pois o processo é feito pela pasta da Saúde.
Depõe contra o setor público.
Alvo errado, mais uma vez
"Não quero fechar os bares, mas evitar a venda de bebidas alcoólicas após as 22 horas", disse Elias Vidal (PPS), para combater os acidentes que envolvem jovens e álcool. Ele não é o único que pensa, que vai reduzir ou impedir a embriaguês, limitando o horário ou o local de venda e consumo. Porque uns não sabem beber, atinge os demais. Se a lei for aprovada e cumprida (do que se duvida), vai ocorrer de os jovens beberem em outras fontes. Teria mais êxito se tentasse "reformar" o homem??
Crimes hediondos
Elói Guimarães (PDT) considerou "lamentável" a decisão de considerar inconstitucional a Lei sobre Crimes Hediondos. Segundo ele, desde 1990, não era permitido, aos presos por tais crimes, a progressão da pena para o semi-aberto. "Permitir a progressão, deu vitória às quadrilhas", afirmou.
Vereador por um dia
Prestou juramento a 1º/03 e tomou posse na bancada do PP o suplente Hernandi Mello. Ele ocupou a vaga aberta por pedido de licença por um dia da vereadora Mônica Leal (PP), que voltou à titularidade no dia 02/03.
Mais uma linha no currículo.
A reforma do ser humano
Carlos Comassetto (PT) quer proibir a comercialização de armas de fogo de brinquedo, que disparem projéteis por pressão, réplicas e brinquedos que apresentem característica de arma de fogo. Proíbe também o "porte", uso, manutenção ou disponibilizar esses brinquedos em creches, educação infantil e ensino fundamental, sejam públicas ou privadas.
Como, no futuro, o país terá policiais e forças armadas se, aos infantes, será vedado o contato com armas, mesmo se de brinquedo? Qual o real objetivo da proposta?
Sociedade de tolos
Indivíduos que desconhecem a violência, logo, como a controlar, também são alvos fáceis, para governantes inescrupulosos.