domingo, outubro 30, 2005

Veneno na Câmara - Outubro de 2005

Três vereadores trocam partido
No apagar das luzes do prazo para filiações partidárias, três vereadores abandonaram o partido pelo qual se elegeram e bandearam-se para outras margens. São eles José Ismael Heinen, que saiu do socialista PSDB e foi para o conservador PFL; Carlos Garcia, que saiu do socialista PSB e foi para o comunista PPS (ex-PCB, onde está Fogaça); e Maristela Maffei, que saiu do neo-bolchevista PT, para o socialista PSB.

A lei eleitoral deveria exigir que os eleitos terminassem o seu mandato, e os impedisse de se candidatarem a outros cargos, como fazem hoje. E deveria exigir que eles terminassem o mandato no partido pelo qual lograram o êxito de se elegerem, ao contrário da facilidade atual.

Motivo da troca
Em conversa com o redator, o vereador José Ismael Heinen revelou sentir-se desconfortável no PSDB, pois ele é militar, reformado, e percebia resistência à sua biografia. O redator lembrou-lhe que o PSDB é uma sigla fundada por socialistas (Serra, FHC, Aloísio, etc); e que o tratamento restritivo dado a ele era inevitável.
O mito da gratuidade
Uma vereadora petista e uma vereadora comunista lograram a-provar na Comissão de Constituição e Justiça, um projeto que institui transporte escolar gratuito, para alunos das escolas municipais, que não conseguem arcar com a passagem. Gratuito, é??
Para ser gratuito, o motorista deve trabalhar sem receber, o tanque será abastecido sem pagar ao posto, o veículo, sem pagar à revenda e à fábrica. Não entendem como as coisas funcionam ou pregam caridade à força? Ou ambos?
Intervencionismo
Para o "gratuito" ser possível, é preciso sacar dinheiro de quem trabalha, através dos impostos, sem perguntar se o sacado aprova ou se pode pagar o transporte de outrem. O povo não tem como pagar ônibus devido aos elevados impostos que paga, em tudo.
Confisco da propriedade
Um economista como Ludwig Von Mises classifica os impostos como "confisco parcial da propriedade"; sinônimo, então, de "saque". Muitos vereadores defendem ideais nacionalistas e socialistas; defendem viver do confisco do alheio e ainda lhe dizer como trabalhar. Mas podem se sentir injuriados, pela alcunha ‘nazista’, e difamados por "viver do saque". Se a realidade desonra, ...
Imprensa marrom?
Vereador comunista correligionário do deputado federal Aldo Rebelo, afirmou: "Ao contrário do que a imprensa marrom diz, a vitória de Aldo Rebelo foi digna". Quando a imprensa ajudava a derrubar seus inimigos políticos, era preto no branco. Agora, que socialistas e comunistas foram revelados na corrupção, a imprensa é marrom. A eleição de Rebelo foi obtida via emendas parlamentares no orçamento, liberadas a isso, mas se chama "dignidade". O comunismo venceu e poucos perceberam.
Falha jurídica
Bernardino Vendruscolo, PMDB, tramitou PLC e o aprovou, parcelando as dívidas de ITBI (imposto cobrado pelo Município, para mudar a titularidade de um imóvel: confisco). O prefeito vetou, pois matéria tributária é originada exclusivamente no Executivo. Ao Legislativo cabe alterar, mas não iniciar. Qualquer vereador sabe disso. Então, como é que passou na CCJ? E no plenário? O veto foi mantido. Custa caro criar uma lei. Os vereadores e seus funcionários deveriam zelar melhor pelo suado dinheiro do povo.
Isso é a tal de "democracia"?
Pouca atividade??
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente debateu a implantação dos chimarródromos, aprovados em lei, junto a representantes de secretarias. Os vereadores querem preservar a tradição. Ora, bolas, ela é preservada espontaneamente, não precisa de intervenção da ideologia trabalhista de vereador ou de prefeitura para existir. Sem falar que redigir e aprovar leis custa dinheiro grosso do povo, que paga através do "confisco parcial da propriedade" (impostos).
Perdido em palavras
Um secretário, presente ao debate do chimarródromo, alertou que os ervateiros deverão conduzir a doação de erva de forma auto-sustentável. Toda e qualquer atividade, para permanecer, deve ser auto-sustentável, ora bolas.
O que houve com o idioma?
Água e erva serão gratuitas.
Ahh, o gratuito, de novo.
Dano ambiental?
São 34 as famílias que acorreram aos vereadores, devido à sua situação, no Recanto da Lagoa, bairro Rubem Berta. Elas se recusam a sair, porque não aceitam o alegado "dano ambiental". Toda a presença humana na face da terra é dano ambiental, segundo a visão preservacionista. Ora, voltemos às cavernas, para preservar.
Pagar, sim; rodar, não
Adeli Sell (PT) quer instituir o Dia Porto-Alegrense Sem Meu Carro, anualmente a 22/09. É adepto de pagar ipi, ipva, icms, cide, deve; rodar, não pode. Quem sabe os vereadores renunciam a um dia de salário? Ao menos propôs adesão livre ao tal dia. Primeiro, livre, depois, obrigatória. Espere e verá.