sábado, fevereiro 03, 2007

Liberdade para Luiz Ruppenthal

Quem é Luiz Ruppenthal? É o diretor-técnico, responsável, de uma empresa chamada Utresa, que trabalha com resíduos industriais dos ramos coureiro-calçadista, alimentício, celulósico e metalúrgico.

Liberdade para Luiz Ruppenthal!!

Mas está ele preso?

Não, mas a promotoria estadual pediu sua prisão, porque a Utresa foi causa suficiente e determinante para a morte de 90 toneladas de peixes no rio dos Sinos, em outubro passado, foi alegado no pedido de prisão. Pedido concedido pelo juiz que o apreciou. Mas ele não foi localizado pela polícia. Se e quando o for, irá para trás das grades. Um exagero.

Para quem não sabe, o rio fica na região metropolitana de Porto Alegre, corta 18 municípios, recebe as águas de centenas de arroios, de uma das regiões mais industrializadas do Estado, reunindo uma população, por cima, de 1,5 milhão de pessoas.

Liberdade para Luiz Ruppenthal!

Ele foi acusado, como responsável-técnico pelo desastre ambiental. A empresa teria derramado detritos industriais no arroio Portão, tributário do rio dos Sinos, causando a morte de 90 toneladas de peixes.

Liberdade para Luiz Ruppenthal!

Sim, porque foi revelado, dia 29 de janeiro próximo passado, por órgão estadual, que 89% da poluição que assola o rio dos Sinos é de esgoto doméstico não tratado, responsabilidade daquelas 18 prefeituras municipais (eleitos, concursados e comissionados), pelas quais singra o Sinos.

Liberdade para Ruppental!!

Se é fato que a empresa na qual ele trabalha cometeu um erro e poluiu o rio, é fato que 18 prefeitos - atuais e todos os que lhes antecederam, vivos ou mortos - e seus secretários de saneamento e diretores de companhias municipais idem, ibidem - se é que não são abastecidos pela estatal estadual Corsan - também são responsáveis pela poluição.

É muito fácil os promotores indiciarem um engenheiro do setor privado, ignorando indiciar os engenheiros e burocratas do setor público-estatal.

Liberdade para Luiz Ruppenthal!

O pedido de prisão dele, além de absurdo e abusado, por se tratar de indivíduo com endereço fixo de trabalho e residência, fica ainda mais absurdo se considerarmos a negligência dos promotores frente ao indiciamento, determinável por razões suficientes, dos prefeitos, secretários, chefes de departamentos de saneamento das 18 administrações municipais que utilizam o Sinos como cloaca. E o pedido de prisão para todos eles.

Por que alguém de o setor privado é punido com a prisão e de o setor público, não?

Porque isso aqui não é uma república, muito menos uma democracia, é uma ditadura civil de eleitos e concursados. Eles podem fazer tudo. Já o setor privado, que os sustenta, deve ir preso, por trazer muito menos danos ao seja lá o que for.

Liberdade para Luiz Ruppenthal. Liberdade, já.

E prisão para o irresponsável setor estatal. Inclusive para os órgãos que deveriam ter fiscalizado a empresa, se é que ela errou.

Se ela errou, então, prisão, sim, para quem deveria zelar; e não para quem trabalha, mesmo.

89 a 11 é o placar da poluição, com o setor estatal vencendo a depravação por 78 pontos.

Liberdade para Luiz Ruppenthal. Liberdade, já!!!

1 Comments:

Blogger SAMU284 said...

Achei um texto que aparentemente foi escrito por Luiz Ruppenthal.

http://www.freewebs.com/desabafo/contraponto.htm

Talves seja uma segunda versão do acontecido.

12:59 PM  

Postar um comentário

<< Home