sexta-feira, outubro 29, 2004

Raios&Trovões - Folha do Porto - Outubro 2004

Todos têm culpa em Erechim
Mil raios e trovões!! Todos têm culpa nas mortes de 17 crianças e adolescentes no acidente de Erechim, o mais terrível dos sinistros do tétrico setembro, de mais de cem mortes no Estado. A perícia concluiu que o motorista estava acima da velocidade na ponte, na hora do acidente, embora não fosse excessiva. Concluiu que se partiu uma peça do veículo e que a ponte,de onde o ônibus caiu, não oferece condições de segurança. De nada adianta, então, satanizar o motorista, pois o dono da empresa mais os políticos, que constroem estradas e deveriam fiscalizar veículos, estão envolvidos no tétrico “acidente metafísico perfeito”, como diriam os filósofos, versando sobre a soma de causas.
Quem conhece acidentes sabe que três são suas possíveis causas: o homem, o veículo, o meio (a via). Uma sozinha, duas quaisquer ou as três, como, tristemente uniram-se em Erechim naquele 22/09. Raios!!
Só não eram culpadas as famílias e os mortos, que pagam a conta.

Mais ditadura política
Raios e trovões! A classe política, os tais eleitos, preparam mais um golpe, com duas cabeças. Uma, o financiamento das campanhas com o dinheiro do povo todo, que não os impedirá de receber contribuições privadas. Outra, o voto em lista fechada, ou seja, os partidos decidem quem será eleito, os eleitores votam no partido. Dessa democracia, ninguém precisa. Proteste, anulando seu voto a 31/10. Vai encarar???
Contra o PT?
Raios e Trovões! Que uma coisa fique clara. O redator desta folha não é contra o PT. É contra, sim, o coletivismo, oposto do individualismo. O PT é apenas uma encarnação daquele mal, o coletivismo, ocupa posições de poder, daí merecer, aqui, oposição.
Outras encarnações
Raios, o coletivismo tem outras encarnações: PSDB, PMDB, PDT, PTB, PPS, PCdoB, PCB, PSB, PSTU, PCO. Até mesmo o PFL e o PP incorrem em teses coletivistas, também conhecidas como “canibalismo”: tomar de todos, à força, dar para alguns, ficar com boa parte disso - a tal de democracia.
Dessa não precisamos
Da democracia canibal praticada no Brasil não precisamos, mil raios! Menos poder aos políticos, para não destruírem o país.
Promovendo o desvio
Raios. As novelas das oito e trinta (nove horas) têm grande audiência de crianças. E a rede poderosa, há muitas, investe em personagens homossexuais femininos. Assim, ensina o desvio a crianças. Que exista é uma coisa, que seja promovido pela telenovela é coisa diferente. A depravação da classe artística não deve ser modelo para infantes. Desligue a TV!
O nazismo vive
Raios e Trovões! No mundo de hoje, mesmo nas tais de democracias, como na dos EUA, não há direito de propriedade, nem de privacidade. Adolf Hitler perdeu a guerra, mas suas idéias governam o mundo. No Brasil, inclusive.
Estelionato eleitoral
Em SP, Marthaxa promete 14 meses sem aumento na tarifa do ônibus, se votarem nela. Se isso não é abuso de poder econômico, estelionato eleitoral, infecção corrupta aguda, o que será? A cara de pau deles, de tudo fazer pelo poder, pior do que acusavam em seus adversários de ontem e de hoje?
Vitória do trabalho
A Justiça impediu a criação do feriado de 20/11, Consciência Negra, demagogicamente proposto por João Verle e aprovado pelos vereadores. Vai faltar dia, se todos os grupos conscientes ganharem um feriado, para não se trabalhar.